• Facebook: ifsantacatarina
  • Orkut: 103017610
  • Twitter: ifsc
  • Formspring: www.formspring.me/ifsc

Cursos Superiores

Banner Superiores-02

Banner Superiores-01

Documentos Importantes

Calendário-Acadêmico-Novo

rdp

Manual-do-Aluno novo

Banners-Laterais-horário2017

segurança 00

arquivos-03-03

Inicio
Inscrições abertas para cursos técnicos e de graduação

24. abril 2012


Estão abertas até 10 de junho as inscrições para cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). São 2.977 vagas em 80 cursos oferecidos em 16 cidades. O Campus Lages oferece 120 vagas para cursos técnicos.

 

Leia mais...
 
Entrega do Campus Lages à Comunidade

05. maio 2012

 

O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) realizou no dia 02 de março de 2012, o ato de entrega do Campus Lages à comunidade, um evento que marcou a finalização das obras externas, como estacionamento, muro e portaria. O evento teve a participação de aproximadamente 400 pessoas.

 

Leia mais...

 
Extensão - Editais


EDITAL EXTENSÃO- 01/2015 - APOIO AOS PEQUENOS PROJETOS DE EXTENSÃO DO IFSC – CÂMPUS LAGES (Retificação)

Clique aqui para acessar o Edital

Anexos:

Carta de Intenção de Parceria
Folha de Pareceres
Modelo de Projeto de Extensão de Fluxo Contínuo
Modelo de Relatório Final
Termo de Comprimisso do Coordenador


Lista de projetos aprovados no Edital 01/2015 (em ordem alfabética)


A Economia Doméstica: como gerenciar o orçamento familiar

Coordenador: Clayrton Monteiro Henrique


Aniversário de 5 anos

Coordenador: Elisandra Alves


Kit de Tingimento de Tecido: arte, ciência e cidadania

Coordenador: Marcel Piovezan


Maratona de Leitura

Coordenador: Márcia Medeiros de Lima


Projeto Mulheres Artesãs

Coordenador: Luciana Velho

 



Projetos 2014


O câmpus Lages teve uma participação muito expressiva no número de projetos encaminhados para o Edital PROEX - APROEX n° 01/2014, lançado no ano de 2013 para execução em 2014.


Os projetos contemplados pelo edital bem como seus coordenadores estão abaixo listados:


Aproveitamento de Alimentos na Comunidade de Lages - SC

Coordenador: Ana Paula de Lima Veeck

Bibliotecas das Escolas Municipais de Lages em Transformação
Coordenadora: Camila Burin

Histórias Contadas com a Arte do Trançado
Coordenador: Rita Timmermann Branco

IFSC Cinema
Coordenador: Tiago Ribeiro

Plantas Medicinais para a Manutenção da Saúde na Comunidade de Lages
Coordenador : Rosane Schenkel de Aquino

 
Extensão

Os princípios que norteiam a constituição dos Institutos Federais colocam em plano de relevância a pesquisa e a extensão. Por meio da extensão, os Institutos poderão proceder a difusão, a socialização e a democratização do conhecimento produzido e existente nos mesmos. Ao estabelecer uma relação dialógica com o conhecimento a comunidade, a Extensão promove a troca de saberes com a comunidade.

 

A extensão é compreendida como o espaço em que os Institutos Federais promovem a articulação entre o saber fazer e a realidade sócio-econômica, cultural e ambiental da região. Educação, Ciência e Tecnologia devem se articular tendo como perspectiva o desenvolvimento local e regional, possibilitando assim, a imbricação/interação necessária a vida acadêmica.

 

A extensão, entendida como prática acadêmica que interliga os Institutos Federais nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da maioria da população, consolida a formação de um profissional cidadão e se credencia junto à sociedade como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento na busca da superação das desigualdades sociais.

 

Tendo em vista que o processo educativo funda-se sobre os três pilares, ensino, pesquisa e extensão, como dimensões formativas e libertadoras indissociáveis e sem hierarquização, a relação que a extensão estabelece com o ensino e a pesquisa é dinâmica e potencializadora. Ora a extensão intensifica sua relação com o ensino, oferecendo elementos para transformações no processo pedagógico, onde professores e alunos constituem-se como sujeitos do ato de ensinar e aprender, levando à socialização e a aplicação do saber acadêmico. Em outros momentos a extensão intensifica sua relação com a pesquisa que, utilizando-se de metodologias específicas, compartilhando conhecimentos produzidos pela instituição, contribuindo para a melhoria das condições de vida da sociedade.

 

As instituições de ensino se deparam, a todo momento, com demandas sociais que impõem um diálogo permanente entre as instituições e a comunidade e isto deve estar refletido no dia-a-dia, envolvendo necessariamente ações em relação: a democratização das informações (que podem ser traduzidas em ações como cursos, eventos, etc), o desenvolvimento social e tecnológico (que pressupõe pesquisa, prestação de serviços, projetos tecnológicos) e a melhoria da qualidade de vida da população (ações voltadas para o desenvolvimento social da comunidade, incluindo a educação especial e na área cultural).

 

Neste sentido, é imperativo conceber a Extensão nos Institutos Federais como uma práxis que possibilita o acesso aos saberes produzidos e experiências acadêmicas, oportunizando, desta forma, o usufruto direto e indireto, por parte de diversos segmentos sociais. E que se revela numa prática que vai além da visão tradicional de formas de acesso como também de participação.

 

 

A extensão tem um grande leque de atuação e consequentemente, cria um manancial de dados que precisa ser sistematizado, com objetivo de dar visibilidade a contribuição da extensão no contexto local, regional e nacional. O que não significa um engessamento das ações, mas ao contrário, estabelecem-se definições, princípios que subsidiarão as ações de cada Instituto.

 

Com objetivo de estabelecer bases que possam contribuir para o desenvolvimento da Extensão, os representantes da Extensão das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica propõem que todas as atividades sejam identificadas segundo as dimensões da extensão discriminadas abaixo, que têm como objetivo uniformizar terminologias e criar uma base conceitual comum.

 

 

DIMENSÕES DA EXTENSÃO

 

São consideradas atividades de Extensão no IF-SC as ações que envolvam:

1.    Projetos Tecnológicos.

2.    Serviços Tecnológicos.

3.    Eventos.

4.    Projetos Sociais.

5.    Estágio e Emprego.

6.    Cursos de Extensão (FIC – Formação Inicial e Continuada).

7.    Projetos Culturais Artísticos e Esportivos.

8.    Visitas Técnicas e Gerenciais.

9.    Empreendedorismo.

10.  Acompanhamento de egressos.

 

 

Para acessar os EDITAIS DE EXTENSÃO clique aqui!

 

 

 
<< Início < Anterior 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 Próximo > Fim >>

icone docentes horarios atividades

BAN ESTAGIO IEL

banner ifsc cada vez melhor relatorio cpa

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.