• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc
  • YouTube: ifsccomunicacao


Cursos Superiores

Banner Superiores-02

Banner Superiores-01

Botao Lages

Documentos Importantes

Calendário-Acadêmico-Novo

rdp

Manual-do-Aluno novo

LABORA

segurança 00

Fortei 2017: abertura teve homenagens e palestrante de renome nacional PDF Imprimir E-mail


Teve início na noite de ontem (23) o Fórum de Empreendedorismo, Tecnologia e Informação (Fortei), promovido pelo Câmpus Lages do IFSC. Em sua segunda edição, trouxe uma palestra de renome nacional e apresentou a primeira edição do Prêmio IFSC. O evento vai até quinta-feira (25).

 

Fortei 2017 8

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, abriu o evento parabenizando o câmpus pela organização. “Ficamos muito felizes em ver um câmpus consolidado como é o de Lages e ver que ele já está atuando na missão de desenvolver a região e ajudar as pessoas”, disse. A pró-reitora de Administração, Aline Heinz Belo, também participou da cerimônia.

Fortei 2017 5“Aqui trabalhamos na ideia de integração, de interdisciplinaridade. Trazer professores da área de informática e administração para ajudar o agricultor, trazer a biotecnologia e a química para conversar e tentar resolver os problemas do dia a dia. E o Fortei é isso, fazer as áreas se comunicarem para, juntas, fortalecer a inovação e o crescimento criativo”, destacou o anfitrião do evento, o diretor-geral do Câmpus Lages, Thiago Meneghel.

Prêmio IFSC

Na abertura também foram entregues os primeiros troféus do Prêmio IFSC, honraria criada pelo câmpus para homenagear pessoas e empresas que contribuíram para o desenvolvimento do IFSC na região. Foram quatro categorias: Empreendedorismo, Desempenho Acadêmico, Gratidão Institucional, e Tecnologia e Inovação.

Gratidão Institucional

Fortei 2017 2A primeira vencedora do Prêmio IFSC de Gratidão Institucional foi a ex-diretora-geral do IFSC Lages, Raquel Matys Cardenuto. Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação em Gestão Pública, ingressou no IFSC em 2003 e assumiu a direção-geral do Câmpus Lages em 2009. Atualmente, ocupa o cargo de Assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC. Foi premiada por sua atuação na implantação do câmpus da cidade.

“Esse projeto foi um dos principais da minha vida. Foi o que mais me fez crescer como profissional e como pessoa. Cheguei aqui e havia apenas a terraplanagem e hoje é com muita alegria que vejo esse câmpus cheio e com muitos cursos. Se lembram de mim, é porque pude realizar um bom trabalho acompanhada de uma grande equipe”, agradeceu a homenageada.

Desempenho Acadêmico

Na categoria Desempenho Acadêmico foi homenageado um aluno muito conhecido do câmpus. Agnaldo Tadeu Borges da Silva concluiu o curso técnico em Biotecnologia ano passado. No câmpus participou de diversas atividades tendo destacada sua atuação no projeto com a Batata Yacon. Atualmente é aluno do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema.

“Fazia 30 anos que eu não entrava em uma sala de aula. Eu fiz um curso FIC aqui e fui muito bem recebido. Sempre fui agricultor, meu negócio era voltar pro campo. E vi que para melhorar no campo eu precisava estudar. Vim pro IFSC, tirei notas ruins, é normal, mas não desisti. Com a ajuda dos servidores consegui concluir o curso e hoje estou aqui. Acho que foi bondade da turma comigo”, disse, humildemente, Agnaldo.

Empreendedorismo

Fortei 2017 1O homenageado possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialização em Gestão Industrial e mestrado em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Servidor docente desde 2014, coordenou no câmpus Lages diversos projetos empreendedores com os alunos.

“Nunca faltou vontade de fazer bem feito, de me esforçar e continuar lutando. Muito obrigado, fico muito feliz pelo prêmio e quero que saibam que podem sempre contar comigo”, disse o homenageado.

Tecnologia e Inovação

Fortei 2017 7A empresa homenageada nasceu com o objetivo de melhorar a produtividade no campo no ano 2000, com a união das famílias Garro, Tanzi e Strasser. É um empresa com capital 100% brasileiro. Pioneira em diversos produtos de implementos agrícolas, sua unidade está localizada em Lages. Ao longo dos seis anos de vida do IFSC na região, sempre foi parceira em diversas atividades.

“O que me move é a inovação e a vontade de trabalhar. Temos que olhar esse momento difícil no país e lembrar que temos milhões de brasileiros inovadores que não tiveram uma oportunidade. Temos que acreditar, a nossa empresa acredita e seguirá assim. Agarrem as oportunidades e inovem para um Brasil melhor”, conclui.

Palestra de Abertura

Fortei 2017 9

Para a palestra de abertura, o IFSC Lages promoveu a palestra “Economia Criativa e Inovação”, ministrada pelo professor Lincoln Seragini. Seragini é engenheiro químico, membro da Academia Brasileira de Marketing e professor de Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e da Universidade de São Paulo (USP). Em 2018, completa 50 anos de carreira e veio a Lages para compartilhar sua experiência nas áreas de projetos de produto, marca e embalagem.

“A maior riqueza do indivíduo é a sua capacidade criativa. Ele nasce criativo e à medida que vai se tornando adulto ele vai perdendo essa criatividade em razão de tantos ‘nãos’ que ele recebe da vida. Seja na escola, na família e etc. E isso o atrofia. A pessoa nasce e morre criativa. É questão de exercitar e acreditar”, disse o palestrante.

Ao longo da noite, Seragini contou cases de sucesso que desenvolveu em diversas marcas pelo Brasil e pelo mundo. Contou como uma simples inovação no rótulo ou na embalagem pode ser um divisor de águas e até salvar a vida de uma empresa. Falou sobre os conceitos de design thinking e alertou para as mudanças que têm ocorrido no mercado de trabalho e nas relações de carreira.

“Inovação é ideia e empreendedorismo é saber ganhar dinheiro com essas ideias. Não faltam boas ideias no mundo, o que falta é capacidade de implementá-las com sucesso. E isso vai mudar o mercado. Dificilmente você ficará no mesmo emprego pelo resto da vida”, afirma Seragini.

Para assistir à palestra na íntegra, clique aqui. O Fortei segue até quinta-feira com palestras, minicursos e oficinas.

Por Rafael Xavier dos Passos

 

icone docentes horarios atividades

BAN ESTAGIO IEL

banner ifsc cada vez melhor relatorio cpa

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.