• Facebook: ifsantacatarina
  • Twitter: ifsc
  • YouTube: ifsccomunicacao


Cursos Superiores

Banner Superiores-02

Banner Superiores-01

Botao Lages

Documentos Importantes

Calendário-Acadêmico-Novo

rdp

Manual-do-Aluno novo

LABORA

segurança 00

Fortei promove atividades em diversas áreas da ciência e da inovação PDF Imprimir E-mail

O segundo dia do Fórum de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação (Fortei) trouxe diversas atividades para o Câmpus Lages do IFSC. Pela manhã e à tarde, os inscritos tiveram a oportunidade de participar de oficinas e minicursos, que abordaram desde a criação de aplicativos para celulares até a introdução ao estudo da Homeopatia.

fortei 2017 monia stremelAinda durante o dia, as áreas de Informática, Processos Químicos, Agrícola e Química desenvolveram atividades abordando oficinas de HTML, PHP, processamento de imagens, criação de jogos e aplicativos para celulares, além de palestras com a pesquisadora Rosane Aquino (UFSC) sobre modelos experimentais pré-clínicos para dor, ansiedade e depressão, e com Mônia Stremel Azevedo (UFSC) sobre a qualidade do mel de melato de Bracatinga em Santa Catarina.

fortei 2017 rosane


Discussão que sempre causa polêmica tanto no meio científico quanto na sociedade em geral, o uso de animais em pesquisas pré-clínicas foi debatido pela pesquisadora Rosane Aquino à noite, no Auditório do Câmpus Lages. A pesquisadora abordou a Lei Arouca (11794/2008), que regulamentou o uso de animais em experimentos científicos, trazendo normas que prezam pelo bem-estar animal. Rosane destacou que o uso de animais para fins de pesquisa deve sempre ser justificado cientificamente e que o número de animais utilizados nesses processos comprovadamente é bem menor que para fins de alimentação.


Na palestra, a cientista tratou de casos polêmicos como a invasão ao Instituto Royal em 2013, e a utilização de animais para testes de toxicidade na indústria cosmética. "A pressão da sociedade contribuiu para que se tente melhorar os testes com animais", afirma.


Tendo como foco a inovação no aprimoramento tecnológico para o mercado, o Fortei se firma na região serrana como um evento que promove o diálogo entre a ciência e a comunidade. A programação continua nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 8h, no Câmpus Lages.

Por Cristina Oliveira

 

icone docentes horarios atividades

BAN ESTAGIO IEL

banner ifsc cada vez melhor relatorio cpa

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.