Fortei promove atividades em diversas áreas da ciência e da inovação PDF Imprimir E-mail

O segundo dia do Fórum de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação (Fortei) trouxe diversas atividades para o Câmpus Lages do IFSC. Pela manhã e à tarde, os inscritos tiveram a oportunidade de participar de oficinas e minicursos, que abordaram desde a criação de aplicativos para celulares até a introdução ao estudo da Homeopatia.

fortei 2017 monia stremelAinda durante o dia, as áreas de Informática, Processos Químicos, Agrícola e Química desenvolveram atividades abordando oficinas de HTML, PHP, processamento de imagens, criação de jogos e aplicativos para celulares, além de palestras com a pesquisadora Rosane Aquino (UFSC) sobre modelos experimentais pré-clínicos para dor, ansiedade e depressão, e com Mônia Stremel Azevedo (UFSC) sobre a qualidade do mel de melato de Bracatinga em Santa Catarina.

fortei 2017 rosane

Discussão que sempre causa polêmica tanto no meio científico quanto na sociedade em geral, o uso de animais em pesquisas pré-clínicas foi debatido pela pesquisadora Rosane Aquino à noite, no Auditório do Câmpus Lages. A pesquisadora abordou a Lei Arouca (11794/2008), que regulamentou o uso de animais em experimentos científicos, trazendo normas que prezam pelo bem-estar animal. Rosane destacou que o uso de animais para fins de pesquisa deve sempre ser justificado cientificamente e que o número de animais utilizados nesses processos comprovadamente é bem menor que para fins de alimentação.

Na palestra, a cientista tratou de casos polêmicos como a invasão ao Instituto Royal em 2013, e a utilização de animais para testes de toxicidade na indústria cosmética. "A pressão da sociedade contribuiu para que se tente melhorar os testes com animais", afirma.

Tendo como foco a inovação no aprimoramento tecnológico para o mercado, o Fortei se firma na região serrana como um evento que promove o diálogo entre a ciência e a comunidade. A programação continua nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 8h, no Câmpus Lages.

Por Cristina Oliveira