Fortei 2017 encerra com gincana de games e debate sobre fiscalização de carnes PDF Imprimir E-mail

Já ouviu falar em uma gincana sedentária? Isso mesmo. Em vez de atividades onde o tempo é o principal fator, a coordenação do curso Técnico em Informática do Câmpus Lages do IFSC optou por “provas” de integração entre os alunos no terceiro e último dia do Fórum de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação (Fortei) 2017.

GAMES II

A gincana envolveu cerca de 60 estudantes dos quatro módulos do curso em competições de truco, pingue pongue e games (FIFA, Mario Kart, Just Dance, Londres 2012 e Kinect Sports). Segundo o professor Vilson Heck Junior, da coordenação do Técnico em Informática, além da integração entre os alunos, a gincana também teve como objetivo desenvolver o trabalho em equipe. “Dividimos os estudantes em sete grupos para executar as atividades. Uma das possibilidades da gincana é estimular a área de desenvolvimento de jogos, o que já é trabalhado inclusive nos projetos integradores ao final do curso”, explica Junior.

Com apenas 19 anos, Johnson Sadao já ministra oficinas de desenvolvimento de games no Fortei. Aluno do quarto módulo do Técnico em Informática e da terceira fase da graduação em Ciências da Computação no Câmpus Lages, Sadao ensinou os colegas a criação de um personagem dentro do jogo. “Trabalhei a construção de jogos de plataforma comum. Quis trazer um conteúdo bacana, fazendo com que eles tivessem a sensação de desenvolver o próprio jogo”, conta.

O terceiro e último dia do Fortei 2017 ainda teve oficinas e palestras nas áreas de Química, Agrícola, Biotecnologia e Engenharia Mecânica. Um dos destaques do encerramento foi a palestra “Carne Forte - Apoio Laboratorial à fiscalização federal de carnes”, no auditório do campus na noite desta quinta-feira (25). Heitor Daguer, auditor fiscal federal agropecuário (MAPA), discorreu sobre a gestão da qualidade na análise de alimentos de origem animal, em meio à discussão a respeito da Operação Carne Fraca da Polícia Federal (PF), que apura a fiscalização irregular de frigoríficos.

LEA E BRUNAAlunas da primeira fase da graduação em Processos Químicos, Lea Koltermann, 19 anos, e Bruna Paes, 17, aprovaram o Fortei 2017. “Saio bastante entusiasmada com tudo o que aprendi nesses três dias, principalmente a palestra de abertura. São várias ideias para se inspirar e novas possibilidades que podem surgir na carreira profissional que vamos seguir”, destaca Lea.

Por Cristina Oliveira | Jornalista IFSC