Análises Químicas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jaison Muniz
Qua, 09 de Abril de 2014 12:40

O que é o Curso?

O Curso Técnico em Análises Químicas é destinado aos alunos que tenham concluído, pelo menos, o 1º ano do ensino médio. Este curso tem como objetivo formar profissionais de nível técnico capazes de realizar análises químicas, físico-químicas, microbiológicas, parasitológicas e histofisiológicas. Além disso, o profissional estará apto a realizar amostragens e interpretar laudos e dados de análises, bem como aplicar métodos de controle de qualidade, coordenar e supervisionar equipes de trabalho, controlar a geração e destinação de resíduos com responsabilidade ambiental. Durante o curso o aluno terá contato com diferentes áreas, em aulas com caráter extremamente prático, que vão desde o controle de operações industriais, passando por análises clínicas e análises de solo. O aluno do curso desenvolverá a cidadania, ética profissional e a capacidade empreendedora.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Vagas Ofertadas

40 por semestre

Período e Duração

Vespertino (De segunda a quinta-feira), 4 semestre(s)

1280h/aula.

Ingresso

Seleção: Exame de classificação

Requisito para ingresso: Ter concluído o primeiro ano do ensino médio (Concomitante)

Mercado de Trabalho

A amplitude de conhecimentos adquiridos permite que o profissional atue em diferentes setores empresariais. Como atribuições profissionais, o profissional técnico em Análises Químicas estará apto quanto ao planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e laboratoriais, realização de amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas, além da participação no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. No que se refere aos segmentos produtivos de atuação, destacam-se a indústria de transformação química, indústrias de alimentos, cosméticos, metalurgia, farmacêutica, estações de tratamento de água e esgoto, laboratórios de pesquisa e ensino, laboratórios de análises clínicas entre outros.

Certificação

Certificação intermediária ao final do 2º módulo (640 horas/aula): Instrumentação em Laboratório de Química.

Ao final do curso: Técnico em Análises Químicas (1280 horas/aula).

laboratório - Análises Ambientais, Química e Fisiologia Vegetal

laboratório - Cultura de Células e Tecidos

laboratório - Bioquímica

laboratório - Histofisiologia

laboratório - Microbiologia e Imunologia

laboratório – Microscopia

laboratório - Processamento de alimentos

Projetos de Pesquisa e Extensão

Professora Lúcia Helena Baggio Martins

Nome do Projeto de Pesquisa:

1) “ Caracterização edáfica do gradiente de declividade em fragmento de floresta ombrófila mista altomontana, Urupema/SC ”.

Professor Michael Ramos Nunes

Nomes dos Projetos de Pesquisa:

1) “Avaliação da atividade antioxidante de óleos essenciais de plantas nativas do Planalto Catarinense”.

2) “Desenvolvimento e aplicação de embalagens ativas contendo compostos bioativos de plantas medicinais nativas da serra catarinense”.

Professora Rosane Schenkel de Aquino

Nome do projeto de pesquisa

1) “Atividade antimicrobiana de plantas medicinais na região Serrana/SC.”

Nome projeto de extensão

1) “Plantas Medicinais para a Manutenção da Saúde na Comunidade de Lages.”

Coordenador do Curso:
Michael Ramos Nunes
Telefone: (49)3221-4246(49) 3221-4250

Local e Informações:
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
Campus Lages
Rua Heitor Villa Lobos, 222, São Francisco
CEP 88506-400 – Lages (SC)

Última atualização em Qua, 04 de Junho de 2014 08:59