Informática PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jaison Muniz
Qua, 09 de Abril de 2014 12:40

O que é o Curso?

O Curso Técnico em Informática é um curso de nível médio e tem como objetivo desenvolver competências e habilidades da área de informática para atuar em diversos setores, mas principalmente para a área de desenvolvimento de sistemas – desenvolvimento de software. Visa também formar profissionais com aptidões empreendedoras capazes de criar seu próprio empreendimento.

O profissional egresso do curso será capaz de analisar e desenvolver programas de computador por meio de linguagens de programação, utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, realizar testes de software em criação, fazer a manutenção e atuar como suporte de sistemas computacionais, projetar e construir banco de dados.

Vale destacar que a ênfase do curso, que embora chama-se Informática, não é a manutenção de computadores e tão pouco a qualificação de operador de microcomputador. Como já destacado, trata-se do desenvolvimento de sistemas computacionais. Uma prática mais avançada da Informática que propõe ao aluno o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

Inicialmente a tarefa de desenvolver sistemas computacionais pode parecer um pouco difícil e complexa, mas que, com dedicação, esforço e persistência do aluno, poderá lhe proporcionar boas oportunidades no mercado de trabalho com uma renda salarial bem atrativa, principalmente se comparada a outros setores do mercado regional.

Entendendo que a prática do desenvolvimento de software não é uma tarefa fácil, os professores do IFSC são qualificados e preparados para atuar em suas aulas com muitas atividades práticas em laboratório, o que proporciona ao aluno a facilidade de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades nesta área. Por ser um curso técnico, a prática torna-se fator importante para a qualificação das habilidades e conhecimentos do aluno. Por isso, toda a teoria é associada a muito exercício prático.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Vagas Ofertadas

40 por semestre

Período e Duração