O Câmpus Lages PDF Imprimir E-mail

O MUNICÍPIO DE LAGES

O município de Lages foi fundado em 22 de novembro de 1776. Localiza-se na região do Planalto Serrano do Estado de Santa Catarina. Possui uma extensão territorial de 2.654 km² e conta com uma população de aproximadamente 162 mil habitantes.  Está distante de Florianópolis 228km e é  a cidade polo da microrregião dos Campos de Lages.

O IFSC-LAGES NA VIDA DOS SERRANOS

Neste ano de 2013, quando completou seis anos de atividade no município, o Câmpus Lages passou a ofertar o segundo maior número de vagas gratuitas de todo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foram aprovados mais três novos e importantes cursos técnicos: Análises Químicas, Eletromecânica e Mecatrônica. Somando-se a estes, também as vagas abertas através do Pronatec, Mulheres Mil e dos diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A história deste câmpus começou em 2007, quando a ex-reitora do IFSC, Consuelo Sielski Santos, deu início às ações que culminariam na primeira aula oferecida pela instituição na região da Serra Catarinense em fevereiro de 2011.

Localizado num terreno de 102 mil m², cedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao IFSC, em maio de 2008, o câmpus passou a oferecer cursos técnicos e de qualificação profissional em 2011, após um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões do Governo Federal.

Desde o início de sua história, o Câmpus Lages destaca-se pelo interesse da comunidade em receber um instituição de ensino pública voltada para a educação profissionalizante. Ainda em 2007, quando o Ministério da Educação divulgou a lista das contrapartidas oferecidas pelo municípios catarinenses que estavam dispostos a receber um câmpus do IFSC, o município de Lages destacou-se em primeiro lugar na lista, devido aos incentivos oferecidos tanto pela prefeitura quanto por empresas da região que tinham o interesse em qualificar a população. Entre essas contrapartidas estavam, por exemplo, computadores, quadra de esportes, equipamentos para laboratórios e serviço de terraplanagem.

Um dos principais facilitadores para a instalação do câmpus no município foi a constituição da Comissão Pró-CEFET. Formada por entidades políticas e empresariais da cidade, a comissão auxiliou na mobilização da população e, entre outras ações, na organização da audiência pública, realizada em novembro de 2007, que ajudou a definir os cursos profissionalizantes oferecidos pelo câmpus.

A assinatura da ordem de serviço para a construção do câmpus ocorreu em janeiro de 2009, dando início oficialmente às obras do Câmpus Lages.

Em fevereiro de 2011, o Câmpus finalmente realizou a aula inaugural para seus primeiros cursos técnicos – Agroecologia e Biotecnologia, da qual participaram alunos, familiares e empresários da cidade.

Rua Heitor Vila Lobos, 222 - Bairro São Francisco - CEP 88506-400 Lages SC
Telefone: (49) 3221-4200(49) 3221-4200
Horário de funcionamento: das 7h às 22h30min.