Abertura da SNCT destaca importância catarinense para a agricultura e pecuária do Brasil PDF Imprimir E-mail

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano é “Ciência Alimentando o Brasil”. O Câmpus Lages trouxe para a abertura das atividades alusivas à data a palestra "Santa Catarina e seu papel na Produção Nacional de Alimentos", proferida pelo Secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Abertura SNCT Lages 2

O secretário explicou sobre as funções da Secretaria, que incluem a gestão de entidades importantes para a agricultura catarinense, seja no fomento ao agricultor, na pesquisa ou extensão rural, como a Cidasc e a Epagri.

“A partir da palestra de abertura da SNCT/Campus Lages ficou mais evidente sobre o importante papel que a pesquisa têm na melhoria e ou desenvolvimento de novas tecnologias e processos com o intuito de promover a produção de alimentos de qualidade na região serrana de Santa Catarina”, completa a coordenadora de pesquisa do câmpus, Ana Paula de Lima Veeck.

Airton apresentou os dados que comprovam essa excelência catarinense. O estado tem o primeiro lugar na produção nacional de cebola e maçã, também é o líder brasileiro na produção de suínos, pescados, ostras e mexilhões cultivados. É o segundo que mais produz tabaco, arroz e criação de aves. Ainda, figura entre os cinco primeiros colocados no cultivo de alho, trigo, banana, leite e uva.

Abertura SNCT Lages 3

"A palestra foi excelente! Os alunos e professores tiveram uma visão mais aprofundada da importância que Santa Catarina tem na produção de alimentos e seu papel no cenário nacional. Também viram os desafios e oportunidades do setor", reforça o coordenador dos cursos técnicos em Agroecologia e Agronegócio do Câmpus Lages, Fernando Zinger.

A agropecuária representa atualmente 29% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. 60% desse índice é derivado de proteínas animais através da combinação de podução vegetal com a animal.

O Câmpus Lages do IFSC terá mais de 60 atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento nacional que acontece neste mês de outubro. São palestras, oficinas, apresentações de resultados de projetos de pesquisa e extensão e atividade culturais que agitarão o câmpus de 17 a 20 deste mês.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC