Estudantes do Câmpus Lages são selecionados para intercâmbio PDF Imprimir E-mail
Ter, 26 de Dezembro de 2017 08:58

Quatro alunos do Câmpus Lages foram selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). Este programa é destinado a estudantes que tenham interesse em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação em instituições estrangeiras. Os estudantes embarcam no começo de março para Finlândia, França e Portugal, onde vão desenvolver um projeto de pesquisa durante três meses, na área de atuação de cada um.

Eduardo Bitencourt, da sexta fase da graduação em Ciência da Computação, vai para a Finlândia desenvolver um projeto que engloba sua linha de pesquisa no IFSC, sobre a internet das coisas. “A experiência e conhecimento adquiridos lá serão de uma importância muito grande no resto da minha formação e terão um impacto direto no desenvolvimento do meu TCC. A Finlândia tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo, e ter a oportunidade de ver na prática a inovação que eles estão realizando na educação vai ser fantástico”, afirmou.

Willian Pereira dos Anjos, mais um estudante da sexta fase de Ciência da Computação que vai para a Finlândia, tentou pela terceira vez o intercâmbio e finalmente conseguiu realizar um de seus sonhos. “Ainda não caiu a ficha de que fui selecionado. Foi a terceira vez que me inscrevi no edital. Já pensava que não era pra ser, quando fui verificar para ver se havia sido selecionado, tive medo de ver o resultado, olhei de todo mundo antes, quando vi meu nome quase não acreditei. Eu quero fazer jus a esta oportunidade que consegui. Sem dúvida darei o meu melhor”, concluiu.

Leonardo Araldi, do segundo módulo do curso técnico em Agroecologia, foi selecionado para um intercâmbio na França. “A importância de realizar o intercâmbio é a experiência cultural. Acredito que isso propicie uma construção de personalidade. É bom poder trabalhar na área. É uma forma de abrir mais portas para o mercado de trabalho, ter contato com diversas fazendas orgânicas e oportunizar mais possibilidades de viajar tanto pelo Brasil como pelo mundo”, comentou.

Ritiéli Hamerski Cabral, aluna do quarto módulo do curso técnico em Mecatrônica, vai para Porto, Portugal, em busca de aprendizado técnico na área da Mecatrônica no Instituto Politécnico do Porto (IPP). “É uma oportunidade enorme. Fico muito feliz por ter sido selecionada agora que estou acabando o curso técnico. Sei que na Europa aprenderei muito, outras línguas e outras culturas. Veio no momento perfeito”, disse.

Por Débora Vargas | Estagiária de Jornalismo IFSC